LI-FI, Você conectado através da LUZ


LI-FI, Você conectado através da LUZ




É isso mesmo jovem padawan, essa inovação promete substituir o nosso idolatrado Wi-Fi. O Li-Fi (Light  Fidelity) produz ondas de luz como sistema de conexão e estima-se que possa alcançar a velocidade de até 150 Mbps com uma única lâmpada de LED juntamente com um processador de sinal.



Esse maravilhoso projeto começou a receber investimentos no ano de 2010 no instituto de Edimburgo, inicialmente o projeto se chamava "D-Light", foi em 2011 em uma palestra do TED  (Technology, Entertainment, Design/Tecnologia, Entretenimento, Design) que o professor Harald Hass, presidente das Comunicações Móveis da Universidade de Edimburgo e co-fundador da pureLiFi usou o termo "Li-Fi" pela primeira vez. 


COMO FUNCIONA?




Simples, é só acender a luz não é zoeira. Basicamente funciona como o Wi-Fi, mas os sinais são emitidos quando a luz é acesa em um tempo incrivelmente rápido de nanosegundos ( 1 nanosegundo é igual a 1 segundo dividido por 1 bilhão).




Para transmitir os dados, a luz precisa ficar acesa, é claro kkkkk entendeu?, mas ela pode ser regulada para um intensidade invisível aos olhos humanos. Obviamente, quanto mais fraca estiver a luz menor será o seu alcance. Isso pode evitar que aquele vizinho folgado ou até mesmo hacker's acessem sua rede.


PRÓS


  • Velocidade superior ao do Wi-Fi, chegando a ser 250 vezes mais rápido.
  • Os pesquisadores dizem que o seu preço será acessível, especula-se inclusive  oferecer o Li-Fi gratuitamente.



CONTRAS



  • Como sabemos muito bem, a luz não é capaz de atravessar a parede, logo, limita-se o uso do Li-Fi no âmbito doméstico.





Acredita-se que o Li-Fi estará disponível por volta de 2018, até lá vamos ter que continuar com nosso bom e velho destruidor de relações interpessoais Wi-Fi.




Por: Eduardo Comf

0 Comentario "LI-FI, Você conectado através da LUZ"

Postar um comentário